Conheça a Doktuz
A Doktuz é uma startup de saúde preventiva sediada em Lima que está revolucionando a área de assistência médica no Peru e em outros países latino-americanos. A missão da empresa é tornar os serviços de saúde mais digitais, convenientes e centrados nos pacientes.
Como parte de seus esforços, a Doktuz criou um aplicativo que permite a seus usuários acessar informações e serviços médicos no conforto de suas casas. A empresa já conta com diversos prestadores de cuidados de saúde, médicos e equipes de laboratórios, para oferecer serviços residenciais solicitados diretamente no aplicativo.
A Doktuz está atualmente em primeiro lugar na loja de aplicativos da Apple e no Google Play nas categorias de Saúde e Bem-estar, por oferecer as informações e serviços de saúde essenciais aos peruanos durante a crise da pandemia do COVID-19.
Adaptando-se para apoiar um país sobrecarregado e em crise
Assim como na maioria dos países do mundo, o coronavírus se espalhou rapidamente pelo Peru, forçando todos a entrar em isolamento – com acesso limitado a recursos e serviços essenciais.
Para administrar o impacto do surto, o Ministério da Saúde criou uma linha telefônica direta para examinar pessoas com sintomas associados à COVID-19.
Não demorou muito para a linha ficar congestionada com ligações, o que fez com que muitas pessoas não conseguissem falar com o Ministério em busca de ajuda. Isso significava que as pessoas em risco não eram capazes de acessar os serviços de que precisavam para receber um diagnóstico oficial.
A Doktuz acreditava que, com algumas melhorias essenciais, seu aplicativo poderia ajudar bastante. A startup viu a oportunidade de aprimorar seu aplicativo com recursos adicionais para ajudar o Ministério da Saúde a reduzir o número de chamadas recebidas pela linha direta do coronavírus – e abrir um novo canal online para consultas.
Eles desenvolveram um chatbot chamado “DokBot”, que faz perguntas padronizadas aos usuários para ajudar a determinar se o indivíduo deve ou não ser redirecionado à linha do Ministério para fazer um teste oficial de diagnóstico do COVID-19.
A Doktuz também adicionou um recurso de chat on-line, para que os usuários pudessem falar com médicos certificados on-line 24/7.
Mudança de prioridades com uma plataforma de trabalho remoto flexível durante o trabalho de casa
Ao mesmo tempo, enquanto mudava suas prioridades, a Doktuz também passou toda a sua equipe para o trabalho remoto.
A Doktuz já tinha uma conta da staging-mondaycomblog.kinsta.cloud em funcionamento, o que simplificou a transição das equipes para o trabalho remoto. A plataforma permitiu que todos continuassem colaborando, ao mesmo tempo em que possibilitou que eles criassem novos processos para apoiar suas funções e necessidades em desenvolvimento.
Criando aplicativos de fluxo de trabalho em minutos para apoiar o Ministério da Saúde
As equipes da Doktuz foram capazes de criar vários aplicativos de fluxo de trabalho na staging-mondaycomblog.kinsta.cloud para gerenciar melhor e de forma mais rápida os aprimoramentos que estavam fazendo em seu aplicativo, para que pudessem começar a apoiar o Ministério da Saúde imediatamente.
Testes de controle de qualidade (QA) com a ajuda de toda a equipe
Toda nova característica de produto requer a realização de testes de controle de qualidade, para garantir que o aplicativo continue funcionando conforme o esperado.
Como o aplicativo da Doktuz não tinha antes tantas versões novas quanto tem atualmente graças a sua adaptação ante a crise do COVID-19, os desenvolvedores costumavam gerenciar o processo de QA no Jira.
“Deixamos de usar o Jira e criamos um novo aplicativo de fluxo de trabalho na staging-mondaycomblog.kinsta.cloud, para que os não desenvolvedores também possam relatar bugs com rapidez e facilidade”, afirma Uriel Benita, gerente de produto atualmente responsável pelos processos de QA. “A criação desse processo na staging-mondaycomblog.kinsta.cloud permite que todos da empresa sejam incluídos no processo.”
Agora, qualquer membro da equipe pode reportar bugs no quadro de QA, incluindo informações detalhadas e uma captura de tela do problema nas atualizações.
E, sempre que um novo elemento é adicionado, Uriel é automaticamente atribuído ao bug para revisar e atribuí-lo a um desenvolvedor que o solucione, para manter o processo em movimento com rapidez e eficácia.
Notificações push para manter os peruanos informados
As informações sobre o coronavírus estão em constante desenvolvimento. A equipe da Doktuz adicionou outro aplicativo novo de fluxo de trabalho para gerenciar suas notificações push.
Os médicos e a equipe de marketing de conteúdo trabalham conjuntamente nas mensagens para criar a comunicação adequada, a qual os desenvolvedores podem, então, extrair do quadro e adicionar ao aplicativo da Doktuz na forma de notificação push.
“Sempre que o Ministério da Saúde adiciona novos critérios para considerar os testes para coronavírus, queremos que os usuários retornem ao aplicativo e refaçam o questionário com o chatbot. Por isso, através de uma notificação push, criamos mensagens alertando os usuários de que há novos critérios e os incentivamos a refazer o questionário”, afirma Uriel.
Desenvolvimento contínuo em alta velocidade
Agora, a Doktuz está trabalhando para adicionar essas novas capacidades ao aplicativo, para oferecer a outros países latino-americanos acesso ao chatbot e à capacidade de conversar com médicos certificados 24 horas por dia, na esperança de também aliviar a pressão sobre os Ministérios da Saúde nesses países.
“Continuamos criando nossos novos processos e fluxos de trabalho essenciais na staging-mondaycomblog.kinsta.cloud, conforme as necessidades surgem”, afirma Uriel.